Inmetro proíbe a comercialização de chupetas e mamadeiras customizadas



Chupetas com cristais cor-de-rosa e mamadeiras cravejadas com pérolas têm feito a cabeça de muitas mamães nos últimos meses. Mas, apesar de lindos, tantos detalhes podem se tornar um verdadeiro perigo. "A customização torna os produtos inseguros, com risco de as peças aplicadas, como cristais, se soltarem durante o uso e manuseio pelo bebê, podendo ocasionar grave sufocamento e até levar a óbito. Além disso, há a possibilidade de toxicidade por conta dos enfeites", destaca Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.



Segundo Lobo, há relatos de acidentes desse tipo na Europa e nos Estados Unidos. Por isso, o Inmetro proibiu a confecção, a importação, a distribuição e a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras customizados em todo o país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (15). A partir de agora, os estabelecimentos (lojas físicas e virtuais) onde forem encontradas irregularidades estão sujeitos a multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.





O Inmetro considera como customização qualquer mudança do modelo original certificado. Isso inclui tanto a adesão de cristais, pérolas e miçangas, por exemplo, quanto adereços fixados com colas ou adesivos. Pintura de elementos decorativos e alteração da cor também entram nessa categoria. "Não há como confiar que o produto se mantenha seguro e não coloque o usuário em risco", disse o órgão, em nota. De acordo com o Ministério da Saúde, a sufoção é a terceira maior causa de morte de crianças de 0 a 14 anos de idade, ficando atrás apenas dos casos de afogamento e acidentes de trânsito.


Bom ficar por dentro!!!
 O que vocês acham sobre o assunto? Bjsss


6 comentários:

  1. Eu achei ótima essa decisão, pra mim a segurança em primeiro lugar.
    Vamos deixar nossas crianças lindas, mas seguras, é isso que importa.
    Bjussss!!!
    Ótimo findi!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom falar disso, tem muita gente fazendo esse tipo de customização, e as vezes as mamães não pensam bem antes de compra esses objetos.
    tayressoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Correta a proibição do Inmetro, a prevenção é a melhor de evitar acidentes.
    Obrigada Josiane, pela informação, bom final de semana.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Eu acho super certo! Imagina bebês engolindo essas coisas sem querer?
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  5. As vezes o melhor mesmo apostar nas coisas simples. É mesmo o mais seguro :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal trazer esse tema no seu post.As vezes as pessoas se esquecem do conforto,bem estar e segurança por conta da aparência.
    Beijos
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir