PASSO A PASSO: Aprenda a fazer o contorno certo para cada tipo de rosto

É hora de aprender tudinho sobre a técnica de maquiagem, descubra qual é o formato do seu rosto, quais produtos usar e onde aplicá-los para um visual mais slim e iluminado.

Se o seu rosto é ... Coração como o de Selena Gomez

Você tem a testa e as têmporas como a parte mais larga da face.Seu queixo é levemente pontudo.

Com um pincel de base, aplique o produto três tons mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas e abaixo dos ossos das maçãs. Isso vai deixar o rosto com ângulos marcados. Finalize marcando as laterais do nariz e esfume para que não fique marcado. 
Aqueça o tom das bochechas aplicando um pouco de pó bronzeador sobre a linha do contorno que foi feita abaixo das maçãs. Em seguida, aplique um pouco do pó na ponta do queixo, assim ele vai parecer menos pronunciado. 
O iluminador dá volume e destaca o que você tem de melhor. Aplique no centro do queixo, no topo do nariz, no centro da testa e na região logo abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons que foram aplicados no rosto fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fibra. 
Se o seu rosto é Retangular como o da Gisele Bündchen
 Seu rosto é longo e levemente estreito. Os ossos da testa, maçãs e maxilares têm mais ou menos a mesma largura.

Com a base mais escura, faça uma linha em toda a raiz do cabelo. Isso dá a impressão de que a testa é mais curta. Em seguida, faça um triângulo abaixo das maçãs, o que irá afiná-lo. Pinte a ponta do queixo e as laterais do nariz. Esfume.
Com excessão dos riscos feitos na região do nariz, use o pó bronzeador para contornar as linhas escuras que você fez com a base. Aplique pouco pó no pincel e esfume bem conforme for refazendo o contorno em todo o rosto.
Com o iluminador, faça um triângulo invertido no meio da testa e aplique no alto do nariz, no centro do queixo e na região abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares suaves como pincel duo fibra. 
Se o seu rosto é quadrado como o da Olivia Wilde

As laterais da face são mais retas. A altura e a largura do rosto têm mais ou menos o mesmo comprimento.

No rosto quadrado, o contorno ajuda a criar ângulos abaulados. Use a base mais escura nas laterais da testa e na região entre as orelhas e o maxilar. Você também pode fazer dois traços nas laterais do nariz para que ele pareça mais fino. Esfume a base. Para um efeito mais natural e um leve toque bronzeado, aplique o pó, criando uma linha que deve começar próxima ao alto da orelha e que vai até a região próxima à boca. Isso vai deixar o seu visual com um aspecto saudável.
Faça um triângulo invertido no centro da testa. Aplique o iluminador também no alto do nariz, abaixo dos olhos e no centro do queixo. Finalize esfumando os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fibra. 
Se o seu rosto é oval como o de Ana Hickmann


Seu rosto é mais comprido na vertical do que na horizontal. O maxilar é arredondado.

Com a base mais escura, desenhe um triângulo em cada lateral do rosto ele deve ocupar o espaço da altura das orelhas e terminar próximo à boca. Marque as laterais do nariz se quiser afiná-lo. Esfume para que
não fique marcado.
Utilize um pincel de contorno ou de blush para aplicar o pó bronzeador logo acima da marcação que acabou de ser feita com a base três tons mais escura do que a sua pele. Isso vai garantir um resultado mais natural.
Aplique o iluminador no centro da testa, no alto do nariz e abaixo das olheiras. No queixo, aplique o produto bem na pontinha para criar a impressão de que ele é mais largo. Para finalizar, esfume os três tons que foram aplicados, fazendo movimentos circulares suaves com o duo fibra. 
Se o seu rosto é Redondo como o da Kirsten Dunst

Seus ossos das maçãs são a aparte mais larga do rosto.  O maxilar é arredondado

Utilizando a base três tons mais escura que a sua pele, contorne as laterais
do rosto. Comece pelas têmporas e vá descendo até alcançar a região
do maxilar. Esse processo vai dar um efeito mais slim a suas feições.
O bronzant serve para potencializar o efeito do contorno e, por ser um pó aplicado em cima de um produto cremoso, o make dura por mais tempo. Aplique-o na linha pouco abaixo das maçãs, partindo da região da orelha e indo até quase chegar à boca.
Para deixar a testa mais comprida, faça um triângulo invertido gordinho no centro dela. Use também no alto do nariz e abaixo dos olhos. Finalize esfumando os três tons que foram aplicados, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fibra. 
Kit Básico 
Base líquida
Antes de começar, uniformize a pele com um produto no seu tom. Depois, para o contorno, use um que seja três tons mais escuro do que a sua pele. Aplique com um pincel de base. 



Bronzer em pó
Além de reforçar o contorno, o pó bronzeador (que não deve ter brilho) ajuda a deixar o acabamento mais natural. Aplique com um pincel de contorno ou um de blush. 


Iluminador líquido
Ele é o responsável por destacar alguns pontos do rosto. A pele fica com um aspecto mais glamouroso e saudável. O pincel
de corretivo é ótimo para aplicar o produto. 


E ai o que acharam das dicas? Bjsss...














8 comentários:

  1. ótimas dicas! Adorei!!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eita que eu amei as dicas, sempre vi o povo na tv falando sobre contorno e tal mas nunca entendi direito, haha
    acho que o meu é tipo o da Ana H. kkk
    beijos ♥
    Filha do Rei | Tá precisando de um LAYOUT novo? Vem conhecer meu trabalho, temos ótimos preços.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito difícil fazer contorno, mas, com suas dicas eu vou tentar!!!
    Beijihos

    ResponderExcluir
  4. Excelente dicas Josi eu queria aprender porque o contorno faz uma grande diferença.
    vc postou um excelente tutorial amei..bjs
    Fernanda Caterina

    ResponderExcluir
  5. Josiane , sua linda, que post mais top! Adorei, não sou muito de me maquiar, então não tenho lá aquela habilidade para makes e tal... gostei demais das dicas para o tipo de rosto..
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Post fantástico! Super completo!
    Excelentes dicas!
    Bjs! Boa semana
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas :)
    Você passou no meu blog e deixou um comentário!
    Quero agradecer e dizer que pode contar comigo para fazer seu blog crescer!

    Beijos
    http://blogmacaverde.com.br/

    ResponderExcluir