Dicas de saúde, 4 conselhos para prevenir a osteoporose.

Vivemos cada vez mais cobertos por protetor solar e confinados em ambientes fechados. Ao mesmo tempo, consumimos menos laticínios, reduzindo a ingestão de cálcio. Resultado: 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose. E agora?
A deficiência da vitamina D atinge 90% da população, segundo documento publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no ano passado. Os mais prejudicados são os idosos, mas nem adolescentes escapam: uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná com 500 garotos e garotas de 10 a 15 anos de Curitiba detectou falta da vitamina em 80% das meninas. Em paralelo, anda precária também a ingestão de alimentos ricos em cálcio: nove em cada dez mulheres não consomem a quantidade adequada. Em alguns casos, porque fazem dietas radicais ou são intolerantes à lactose. A média nacional é de 400 miligramas diários, enquanto o ideal para adultos são mil miligramas. Agravam o panorama o sedentarismo e o alto consumo de sal, café e refrigerantes (que diminuem a absorção de cálcio. O resultado desse combo é o avanço da osteoporose, que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros, um aumento de 17% em cinco anos. Sem produzir sintomas aparentes, a doença reduz a massa óssea e deteriora o osso, que fica vulnerável a fissuras. Por causa dela, uma em cada três mulheres acima de 50 anos sofre fraturas. E a estimativa é de que só as rachaduras nos quadris se multipliquem por quatro até 2050. Como arma para conter o que já chamam de epidemia, os especialistas recomendam um estilo de vida “amigo dos ossos” para qualquer idade. Veja as sugestões abaixo:
1. “Deve-se tomar sol diariamente por períodos curtos, de cinco a 15 minutos, conforme a tonalidade da pele, sem filtro solar, em horário de pico de raios UVB. Se possível, perto das 12 horas, mesmo se o dia estiver nublado”, recomenda o endocrinologista Sergio Maeda, do Departamento de Metabolismo Ósseo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Quanto mais clara a pele, menor o período de exposição. Negros necessitam do tempo máximo, pois a melanina reduz a síntese de vitamina D. Idosos idem, já que demoram para produzir a mesma quantidade que os jovens. Como nos obesos a gordura corporal “sequestra” a vitamina D, eles necessitam de exposição um pouco maior também. O banho de sol não precisa ser no corpo todo. Um dia expõem-se os braços; no outro, as pernas. Depois, aplica-se o protetor.
2. Inclua no cardápio diário fontes de vitamina D: peixes de carne gordurosa, como atum, salmão, sardinha e cavala; fígado de vaca; gema de ovo; leite e iogurte. Saiba, porém, que não é suficiente trocar o sol pela alimentação: apenas 10% da nossa vitamina D vem da dieta; o restante depende dele. “Os alimentos não oferecem quantidades significativas do nutriente”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
3. Se os níveis da vitamina estiverem baixos (o que pode ser detectado por um exame de sangue), recomenda-se a suplementação.
4. Não se afaste dos laticínios, mesmo se for necessário excluir o leite. A lactose é parcialmente destruída na fermentação de queijos e iogurtes, o que faz com que os intolerantes às vezes consigam aceitá-los. Se não for o caso, procurar substitutos (à base de soja, aveia, amêndoa, arroz, coco, quinua, amaranto, girassol e castanhas) que sejam enriquecidos com cálcio.
O que acharam das dicas? bom ficar sempre informado.

33 comentários:

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    Chris

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  2. Não consegui seguir você, algum problema o seguir blog
    Abç
    Dorli Ramos

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  3. Gostei bastante e já sabia disso por que certa vez me deu falta de vitamina D e fui correndo pesquisar. rs


    Bjim ...
    blog Usei Hoje

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  4. Amei as suas dicas, achei super esclarecedor o seu post
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

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  5. Ótimos conselhos! Gostei bastante da postagem :)
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

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  6. Olá Josiane
    Gostei do blogue e desejo muita sorte.
    Não consegui ser seguidora, mas tentarei novamente. Não é a primeira vez que este problema aparece e acaba por voltar ao normal.

    Beijinhos e uma boa semana:)

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  7. Olá, Josiane

    Muito obrigada pela sua visita. Já estou a segui-la.
    Gostei imenso do tema que aqui desenvolve. É muito importante ingerir alimentos saudáveis para o bom funcionamento do nosso corpo.
    Abraço
    Olinda

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  8. Artigo muito bom Josiane, precisamos estar atentos às nossas necessidades.
    Obrigada pela informação, abraços carinhosos
    Maria Teresa

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  9. Thanks for sharing this, very helpful!

    besos,
    M
    The Flower Duet

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  10. Ótimas dicas!
    Beijos
    www.decaronanamoda.com

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  11. Oi, passando pra te visitar.
    Bjs
    Mi
    www.feminices.com

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  12. Ótimas dicas, adorei!
    bjuxx
    http://www.taayvargas.com/

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  13. This is style clothes no timeless,thanks for you share.

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  14. Nice picture,You look absolutely stunning!

    http://www.2015cocobag.com

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  15. Josi excelente dicas não sabia que falte de vitamina D provocava tbm melhor se previnir bjs to te esperando no meu blog..
    www.fernandacaterina.com.br

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  16. Olá, Josiane. Passando aqui pra retribuir o carinho. Teu blog é muito bacana. Sucesso ....bjs

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  17. Hola,

    Muchas gracias por pasarte por mi blog. Me gusta el tuyo y ya tienes una seguidora más. :-) Por cierto, un post muy interesante.

    Besos

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  18. A Osteoporose é uma doença séria que precisa ser tratada, e a informação é muito importante,ótima as dicas, Josiane vim te seguir mais já te sigo,beijos.

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  19. Ola flor
    muito bacana sua dica de saude ;D
    lindo seu blog ja estou seguindo viu :D
    está no blog tb ;** bjinhos

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  20. Ola moça muito bacana este post seu e sempre bom ler dica saudáveis!
    Uma otima semana!
    Fica com deus !!
    Juizo no corpo e na alma!
    www.politicamenteincorreta.com
    LOOKBOOK :https://www.youtube.com/watch?v=dWlzMy_IZ44

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  21. Post super informativo, afinal cuidar da saude é mega importante. Sei que a genética influencia muito. Na minha familia ninguem tem mas todas as tias e a mãe do meu marido sim...

    http://www.arianebaldassin.com/

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  22. Gostei do post. Muito informativo o que é muito bom!
    Eu também já te estou a seguir.
    Beijinhos querida e obrigada.

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

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  23. Olá Josiane!!!
    Parabéns pelo blog, hoje vim conhecer e adorei! Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!!
    Ótimo post sobre osteoporose, minha avó teve vários problemas sérios decorrentes a ele, o último a deixou sobre uma cama depois de uma quebra abrupta do osso da bacia em um movimento simples. É bem complicado e a prevenção de suma importância!!
    Beijos e ótima semana pra ti!!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

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  24. Post bem legal e cheio de informação para mim foi bem util pois tenho uma doença nos ossos bem parecida com osteoporose. E sei como é ruim sentir dores nos ossos.
    Beijos

    Obrigado pela visita

    http://blogmundodakah.blogspot.com.br

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  25. Mt informativo seu post, eu sou 100% intolerante a lactose, então anualmente faço exames pra saber como estão algumas vitaminas e minerais e nesse ano fiz da vit. D e deu baixa, tive que complementar. O cálcio, graças a Deus sempre está bem. E passei a tomar um pouco de sol.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

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  26. Amei Flor!
    Post super !!
    Ainda mais hoje em dia, que n´so jovens estamos mais propensos a ter esses problemas de saude do que os idosos rs!
    amei
    beijos

    Taty| http://www.tatycamposblog.com/

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  27. Adorei as dicas está bem informada nunca é demais!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

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  28. Querida, parabéns pelo blog, obrigada pela visita e já estou te seguindo!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

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  29. Adoro posts informativos como o seu!! arrasou!!! bjao lindona e boa semana :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

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  30. Gosto muito de posts informativos e relevantes. Cuidar da saude sempre!!!
    Beijos.

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