11 Benefícios do Chocolate Para a Saúde.



 O chocolate amargo já é um conhecido amigo da nossa saúde. Acima dos 55% de cacau, as vantagens são muitas! O problema é que nem sempre esse tipo vai satisfazer a sua vontade... Então, não se preocupe: escolha o seu favorito e pense em cada uma dessas razões para beneficiar seu corpo de muitas maneiras!

1. Tem toda uma química equilibrada por trás da sua composição

 
 
 
 
 
 
Algo que é composto de açúcar, leite, cacau e substâncias como flavonoides e triptofano só pode ser algo bom. Mesmo que tenha um pouco mais de gordura do que é bom, os sabores são realmente equilibrados – e você consegue sentir todos!
 
2. Te faz sentir apaixonado

 
Sim, a gente se sente melhor com um pedacinho de chocolate (ou uma barra). E essa sensação também está relacionada a mesma que temos quando estamos amando alguém. Cafeína, açúcar e feniletilamina, o "hormônio da paixão", compõe essa calorosa delícia. E a feniletilamina é a substância que faz seu coração bater um pouquinho mais rápido, a sua respiração ficar levemente acelerada e baixar a guarda. Amor = chocolate!heart
 
3. É "afrodisíaco"




Mesmo que não seja comprovada a relação entre o chocolate e o tesão de fato, ele ainda é afrodisíaco em outros aspectos. Vale lembrar que ele cria aquela sensação de estar apaixonada. E vamos combinar que tudo que envolve chocolate é realmente sexy: um fondue à dois, uma ideia diferente no quarto, bombons espalhados pela cama...
 
4. Faz bem para a saúde



Já foi comprovado que o chocolate tem muitos benefícios para a saúde: ajuda no estresse, no humor, contra doenças cardiovasculares, AVC... E o melhor de tudo é que precisa ser consumido todos os dias para promover essas vantagens no corpo. "O fundamento do alimento funcional é consumir todo dia. O organismo só cria essa proteção se a adição é frequente", ensina a nutricionista Thaís Lima, do Hospital Israelita Albert Einstein. Claro que o chocolate amargo é o mais indicado nessas horas e tem um ótimo motivo para tal: "o benefício vem da amêndoa do cacau que é transformada em uma espécie de torta, rica em flavonoides. Os outros tipos têm menor quantidade dessa substância, a principal aliada".
 
5. Aguça os sentidos



Você usa todos os seus sentidos para comer o chocolate. Não é só o paladar não: o olfato reconhece o aroma, o tato percebe a temperatura que derrete o chocolate e a visão fica maravilhada com aquele bombom. Tudo isso acontece simultaneamente!
 
6. É um alimento de conforto



Sim, todos nós temos algo que adoramos comer e nos traz uma sensação boa. Se o seu caso de amor é o chocolate, fique tranquila! Ele é liberado na dieta, em todas as suas formas. "As dietas hoje em dia não são mais restritivas. A questão é entender qual o melhor momento para incluir aquilo e quanto deve ser consumido. O metabolismo individual é muito importante”, explica a nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, Thaís Lima.

7. Estimula a memória afetiva

 
A dopamina, uma das substâncias liberadas pela ingestão de chocolate, nos ajuda a lembrar e criar associações positivas para a nossa sobrevivência. Toda vez que você comer um chocolate e se sentir bem, a relação é reforçada e também o que levou a essa sensação. Digamos: você está com seus amigos vendo um filme e comendo alguns bombons, se divertindo e feliz. Inconscientemente o chocolate fica associado como uma boa resposta para a sua diversão!

8. Te ensina a compartilhar


 
Quer lição maior de vida do que abrir seu chocolate favorito e ter que dividir com todo mundo que está no ambiente?

9. Te transforma o chocolatier oficial dos seus amigos


 
É tudo igual? Pelo amor, não! Você aguça o seu paladar a ponto de identificar de onde vem aquele chocolate, a marca, o tipo, o ano, a safra... Quando gostamos muito de alguma coisa, queremos aproveitá-la de todas as maneiras. Então, nada mais lógico do que gastar uma graninha a mais em criações limitadas e verdadeiras obras de arte de grandes chefs chocolatiers. E os seus amigos querem um pedacinho dessa sabedoria!

10. É extremamente versátil


 
Já ouvi falar em pudim, brownie, biscoito, bolo, torta, musse, creme, pavê, sorvete? Aliás, o cacau em pó acima de 50% também é uma ótima fonte! "Combine o cacau com banana, principalmente para melhorar o humor. Ambos alimentos têm o triptofano. Iogurte, frutas secas e granola também deixam o chocolate mais saboroso e saudável", aconselha a nutricionista.

11. Contribui para a economia do país





 
 
Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais produz cacau no mundo todo? Aqueles chocolates belgas que tanto amamos degustar também são feitos com a matéria-prima brasileira! E você consumindo o seu ajuda todo mundo.

Espero que tenham gostado bora comer um chocolate.... Bjsss

8 comentários:

  1. Nossa amei a reportagem amo chocolate Parabéns excelente matéria. .

    patricia fontes fonseca

    ResponderExcluir
  2. Huum que delícia, adoro chocolate!
    Não sabia que tinha tantos benefícios assim, adorei!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  3. Chocolate como não amar? Prefiro o que mais faz mal para saúde. Os brancos, hummmmm.

    ResponderExcluir
  4. Eitaaa me dei foi bem então porque eu adoro chocolate! Meu problema é que não sei comer pouco kkk

    Beijoos, Ana Carolina
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. Ai que post apetitoso rsrs... Eu não sou muito fã de chocolate sabia? Mas depois de todos esses benefícios, vou fazer um esforço para comer mais rsrs...
    Beijinhos - Au Revoir!
    http://www.vidaemrosa.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amo chocolate, mas meio amargo ñ sou afim ñ...uma pena, pois poderia comer mais haha
    Como prometido, aqui estou retribuindo sua visita :) Espero te ver mais vezes em nosso blog...Bjo

    Mostrando as Garras

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro chocolate de culinária! o chocolate muito doce torna-se enjoativo...
    beijo Josiane**
    http://mypreciouspace.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Chocolate é tudo de bom mesmo!

    http://melissandocomsam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir